• Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
Acompanhe nosso dia-a-dia em nosso Instagram - @propositoarquitetura

Atendimento:
Segunda à Sexta das 10h às 16h

Mande um whatsapp para nós:
11 94175 2501

Projetar com Propósito

 

O texto de hoje traz uma reflexão que consideramos BEM importante. Tudo o que fazemos deve ter um objetivo final, um propósito, não é mesmo? Se é assim, por que não planejar nossos espaços de viver/trabalhar/divertir focando em seu PROPÓSITO?

Eu tenho uma certa afinidade com essa palavra há algum tempo, não por acaso a escolhi para ser o nome do meu escritório de arquitetura de interiores, o PROPÓSITO. Atualmente, ela tornou-se tendência, especialmente depois da publicação do livro de Sri Prem Baba, mestre espiritual brasileiro, reconhecido aos 36 anos por seu guru, Maharaj Ji, na Índia, como mestre da ancestral linhagem Sachcha.

 

Em ‘Propósito’, Prem Baba nos ajuda a descobrir qual o nosso propósito, o que significa, nas palavras do autor, “(…) saber o que viemos fazer aqui; e o que viemos fazer aqui está intimamente relacionado àquilo que essencialmente somos, ou seja, o programa individual da alma está relacionado à consciência do Ser.

 

Mais do que destacar um estilo de decoração (escandinavo, industrial, minimalista, boho…), projetos com propósito são aqueles que concebem espaços que contam histórias, que exibem e valorizam a personalidade dos seus usuários, ou da marca de uma empresa (por que não?)

 

Conhecer o propósito do espaço que vamos projetar (reunir, concentrar, descansar, alimentar etc), mais do que saber se precisam de 5 ou 6 assentos, quanto de silêncio e luz são necessário, se a cama é de casal ou solteiro ou se o fogão vai ser cooktop ou tradicional, nos permite agregar valores que vão além e empregar materiais e itens que remetem à memória afetiva como elementos-chave.

 

COMO ORGANIZAR ESPAÇOS COM PROPÓSITO?

Não importa se seu cantinho é grande ou pequeno.

  • Se você é uma pessoa que AMA receber os amigos, invista na maior e melhor mesa de jantar que você puder!

  • Se seu hobby é leitura, disponibiliza um bom espaço para deixar seus livros em destaque, na parte mais importante de sua casa!

  • Se a sua empresa acredita no co-working, crie estações de trabalho que favoreçam a troca entre áreas diferentes em seu escritório.

  • Se o que você mais gosta de fazer quando está em casa é assistir filmes e séries, arrume um jeito de manter um home-theater com equipamentos bacanas de áudio e vídeo, e, claro, um sofá bem confortável!

 

E aí, qual o seu PROPÓSITO?

 

Esperamos que tenha gostado e que este texto tenha feito você refletir sobre isso.

 

Se tiver qualquer dúvida sobre como explorar seu propósito nos espaços onde você vive, entre em contato conosco.
Beijos, com MUITA gratidão, e até a próxima.

 

Audrey Migliani.

 

 

 

Please reload