• Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
Acompanhe nosso dia-a-dia em nosso Instagram - @propositoarquitetura

Atendimento:
Segunda à Sexta das 10h às 16h

Mande um whatsapp para nós:
11 94175 2501

BRASIL ARQUITETURA: construindo uma trajetória / Audrey Migliani Anticoli (minha dissertação de mestrado)

Boa tarde! Muito bom ter você por aqui comigo! 

 

Hoje a sessão #NaESTANTE traz como dica de leitura a minha dissertação de mestrado! (modéstia à parte hihihi).
 

Falando sério, acho importante vocês conhecerem meu tema de estudo para entender melhor meu modo de ver a arquitetura, meus valores e minha opinião sobre a teoria e a prática arquitetônica. Dá uma olhada no resumo do trabalho:

 

A pesquisa aprecia o processo de construção da identidade arquitetônica do escritório paulista Brasil Arquitetura, criado em 1979 e atualmente comandado pela dupla de arquitetos mineiros Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz com o objetivo de compreender como as referências da dupla puderam (e podem) colaborar com o amadurecimento de seus procedimentos usuais de trabalho. Tendo em vista a multiplicidade de relações que contribui para a constituição da personalidade de um indivíduo ou entidade, no caso de um escritório de arquitetura, o estudo apresentará um breve panorama sobre a formação dos arquitetos na faculdade e no início dos trabalhos do escritório.  A pesquisa segue com a busca pela comprovação da afirmação de que, apesar de tão variada, toda a obra dos arquitetos é alicerçada em três aspectos específicos: a preocupação com o contexto humano, físico e cultural no qual o edifício será inserido; a escolha pela materialidade e pelo melhor método construtivo; e o colóquio entre a tradição e contemporaneidade. A investigação será possível após uma análise detalhada calcada no estudo de um conjunto inseparável de textos e desenhos de três projetos selecionados: Museu Cais do Sertão (Pernambuco), Museu do Pão (Rio Grande do Sul) e o Terminal Rodoferroviário de Santo André (São Paulo). 

        
Palavras-chave: Brasil Arquitetura, Arquitetura Brasileira, Cultura arquitetônica, Arquitetura Contemporânea, Identidade.

        
MIGLIANI, Audrey. Brasil Arquitetura: construindo uma trajetória. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) Universidade São Judas Tadeu. São Paulo. p. 225, 2016

 

Se tiver algum estudante de arquitetura acompanhando o nosso blog  que se interesse pelo tema e quiser usar como referência bibliográfica, fique à vontade, vai ser um prazer para mim, desde que a fonte seja citada! #éticasempre ;)

 

Se interessou?
Ficou curioso (pelo menos rs)?
 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO COMPLETO DA MINHA DISSERTAÇÃO E MESTRADO.


Vocês estão gostando do conteúdo que estamos entregando para vocês?
Espero que sim, mas caso contrário, deixem seus comentários com sugestões de temas e críticas.
Se estiverem gostando, me digam o que gostam mais? O que querem ver mais por aqui?

Beijo grande, com MUITA gratidão, e até a próxima.

Por Audrey Migliani.

 

 

 

Please reload